Comunicação de ciência

Atividade de ciência e arte: "O mar enrola na areia"

Trata-se de uma atividade de educação informal centrada na dinâmica costeira, levada a cabo pelas investigadoras Ana Matias e Rita Carrasco, concebida para alunos de 10 anos. A atividade combina conceitos e elementos da geociência costeira (vento, ondas, correntes e areia), técnicas narrativas (arco narrativo) e técnicas de dança criativa (movimento, brincar imaginativo e envolvimento sensorial).
É feita uma sequência de seis exercícios, começando com a geração de ondas oceânicas ao largo e terminando com o transporte de sedimentos na praia durante condições de tempestade ou de calmaria. Os conceitos científicos são traduzidos em movimentos criativos estruturados, dentro de cenários imaginários, acompanhados por sons ou música. A atividade foi efetuada em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Tavira, em 6 ocasiões, totalizando 112 estudantes.
This image for Image Layouts addon
© 2017 Ana Matias

Movimento das crianças a simular a propagação das ondas.
This image for Image Layouts addon

© 2017 Ana Matias

Salto sobre o obstáculo com a bola a reproduzir a rebentação das ondas e o transporte de grãos de areia
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das tarefas de disseminação do projeto EVREST – Evolução e Resiliência de Sistemas de Barreira (PTDC/MAREST/1031/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Mais informações acerca deste projeto podem ser consultadas aqui: https://evrest.cvtavira.pt/. Os resultados do desenvolvimento e avaliação desta atividade encontram-se publicados aqui: https://gc.copernicus.org/articles/3/167/2020/