Technology for Maritime Surveillance and Emergency Management”

Conferência Internacional "Technology for Maritime Surveillance and Emergency Management”

Universidade do Algarve acolhe especialistas internacionais em Vigilância Marítima e Resposta à Emergências

Realizou-se nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade do Algarve, a Conferencia International "Technology for Maritime Surveillance and Emergency Management”.

Durante um dia e meio foram debatidos temas de grande atualidade e pertinência relativos ao setor, tais como: o Crescimento Azul e a Região do Algarve, a Indústria 4.0 para a Vigilância Marítima, Oportunidades de Financiamento para a Vigilância Marítima e Tecnologias Oceânicas, o plano de contingência português “Plano Mar Limpo”, o Modelo de Gestão de Emergências ICS, entre muitos outros.

O leque de oradores contou com especialistas e entidades de importância nacional, tais como a Direção Geral Política do Mar e a Autoridade Marítima Nacional, e de renome internacional, como a European Maritime Safety Agency, a Autoridade Portuária de Piraeus, a FEPORTS (Fundação Portuária de Valência) entre outros. Contou ainda com a participação de empresas de referência no setor, a nível internacional que apresentaram tecnologias de ponta, utilizadas para a vigilância marítima, prevenção e resposta a emergências.

A relevância das comunicações e a importância dos oradores atraiu participantes de Portugal, Espanha e também de outros países do espaço MED (Chipre, França, Grécia, Itália e Malta), num total de cerca de 70 pessoas.

Os participantes puderam ainda disfrutar de um programa social aprazível que incluiu um jantar com iguarias regionais e mediterrânicas no restaurante Tertúlia Algarvia e um Cocktail com live music, no bar Columbos, em Faro.

A conferência internacional foi uma organização conjunta entre o CRIA e o CIMA, no âmbito dos projetos PROteuS (Promoting Security and Safety by Creating a MED Cluster on Maritime Surveillance) e CIU3A (University Innovation Centre Andaluzia, Alentejo and Algarve), co-financiados respetivamente pelos programas INTERREG Mediterranean e INTERREG POCTEP Espanha-Portugal.

Related Articles