

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve irá acolher, no dia 27 de março, a última conferência do ciclo Observação da Terra para os Municípios, uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa que percorreu o país ao longo dos últimos dois anos. O evento terá lugar no Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro, e conta com o apoio do CIMA e da rede de investigação aquática ARNET.
Dedicado à região algarvia, este encontro dará especial atenção às zonas costeiras e ao ambiente marinho. “Estes eventos têm tido como objetivo a divulgação geral das ferramentas de observação da Terra para benefício dos territórios, mas em todos os locais procuramos personalizar os tópicos de debate para a região em que nos encontramos. Por isso, no Algarve, a agenda terá uma ênfase maior nas questões e problemas relacionados com os recursos hídricos, e gestão das zonas costeiras, com exemplos de aplicação práticos”, explica Carolina Sá, gestora dos programas de Observação da Terra na Agência Espacial Portuguesa.
A realização deste evento na Universidade do Algarve reforça o compromisso do CIMA com o desenvolvimento sustentável da região e a inovação científica e tecnológica. Através das ferramentas de Observação da Terra, o CIMA tem desenvolvido soluções inovadoras para compreender e mitigar os impactos das atividades humanas nos ecossistemas costeiros e marinhos. Esta abordagem permite que os municípios tomem decisões mais informadas e sustentáveis na gestão do território e dos recursos naturais, alinhando-se com a missão da UAlg de promover a valorização do Algarve e o seu desenvolvimento sustentável. “A realização deste evento no Algarve representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a aplicação desta tecnologia na investigação e gestão sustentável das zonas costeiras e marinhas, proporcionando suporte científico qualificado à tomada de decisões e à preservação dos recursos naturais da região”, destaca a Diretora do CIMA.
O evento será também uma oportunidade para reforçar a colaboração entre instituições académicas, setor industrial e administração pública locais, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios ambientais da região. Para isso, o CoLAB +ATLANTIC juntará esforços com a Agência Espacial Portuguesa na dinamização de um momento de networking entre os participantes.
A conferência incluirá ainda a divulgação do programa InCubed para os Municípios, concurso lançado pela Agência Espacial Portuguesa que procura projetos inovadores que, através de tecnologias de Observação da Terra, ajudem a modernizar as cidades portuguesas. As candidaturas estão abertas até 2 de junho.
A agenda preliminar do evento já se encontra disponível para consulta, e as inscrições estão abertas até ao dia 20 de março.
Inscrições: Workshop Observação da Terra para os Municípios - Algarve - Portuguese Space Agency