Conferência dos oceanos das nações unidas

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022

Ao longo da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas que decorreu no Parque das Nações em Lisboa, de 27 de junho a 01 de julho, os membros do CIMA participaram de diferentes formas nos diferentes eventos que preencheram Lisboa de esperança, conhecimento e ligações para o futuro do nosso Oceano.

Desde o lançamento dos 5 vídeos infográficos do projeto GLOBOCEAN, no Centro de Ciência Viva, financiado pela EEA grants, que tem como parceiros além do CIMA, a United by the Sea, que contou com a participação do coordenador do World Ocean Assessment, onde foram apresentados e debatidos os vídeos sobre o conhecimento do oceano, um oceano limpo, recursos biológicos, recursos económicos e governação do oceano. Passando pela intervenção de Maria João Bebianno no diálogo interativo Adressing Marine pollution onde abordou a situação da Poluição Marinha identificada no 2º relatório da Avaliação do Estado do Oceano, elaborado pelo grupo de peritos do Processo Regular das Nações Unidas do qual faz parte. Maria João Bebianno participou ainda no lançamento da licenciatura sobre Governação do Oceano, sendo esta uma licenciatura da Universidade Nova e da Universidade do Algarve, que conta com a participação de vários elementos do CIMA.

https://youtu.be/NEdmj4Smro4

https://youtu.be/71cmqdSW2I8


No Pavilhão de Portugal no evento “One sustainable Ocean” o CIMA esteve presente no Laboratório Associado ARNET que integra para além do CIMA, o MARE e o CBMA da Universidade do Minho.

Ana Rita Carrasco teve “oportunidade de conhecer outros centros e redes colaborativas ligadas ao oceano, considerando esta experiência bastante enriquecedora do ponto de vista do networking e exposição política. Crê também que a partilha de ambições comuns no que respeita à conservação do oceano, nos deixou a todos um sentimento renovado ou ânimo para continuar a desenvolver investigação emergente e sustentável nesta área”.

Nélia Mestre integrou a comitiva do DOSI (Deep Ocean Stewardship Initiative https://www.dosi-project.org/), que submeteu 2 declarações escritas e cujos membros participaram em diversos eventos paralelos. Esta comitiva esteve bastante ativa durante toda a semana com o intuito de realçar a importância e características diferenciadoras do mar profundo e que devem ser tidas em conta nas discussões e em futuros tratados das Nações Unidas. Afirma que “foi ainda gratificante reencontrar vários colegas, incluindo estudantes que trabalham ou trabalharam nos laboratórios do CIMA e que integraram 1 das equipas finalistas do INOVATHON que decrorreu durante o Youth and Innovation Forum da UNOC.”

A investigadora Tainá Fonseca também esteve presente na Conferência do Oceano, integrando a delegação e grupo de trabalho da One Ocean University, com a missão de representar jovens investigadores no âmbito das Ciências costeiras e marinhas através da disseminação de uma Call for Action, criada por estudantes de doutoramento e investigadores de todo o mundo, a qual foi coordenada pela Universidade de Brest (UBO). Durante o evento, a investigadora, juntamente com a equipa da UBO, teve a oportunidade de participar de eventos oficiais que reuniram diversos representantes de Estado, integrando discussões na interface ciência-política, nomeadamente o lançamento do IPOS (Intergovernmental Panel for Ocean Sustainability), definindo a experiência como “enriquecedora e determinante para a participação em diversos networks internacionais que buscam elevar a voz de jovens investigadores no cenário de tomadas de decisão por um Oceano mais saudável”

Erwan Garel e Luciano Júnior concordam que "o evento proporcionou uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de network. Durante as horas em que estivemos no balcão da ARNET fomos visitados por vários colegas de outras instituições o que estimulou a troca de ideias. O contacto com os outros membros da ARNET (provenientes dos outros centros de investigação) também foi muito proveitoso e tivemos a oportunidade de conhecer novos métodos e tecnologias utlizados na observação do oceano utilizados por eles. Essa interação proporcionou a troca de contactos para possíveis colaborações futuras."

Sara Raposo e Filomena Fonseca receberam no stand V. Exa. Sra. Embaixadora da Noruega, onde tiveram oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido nos projetos financiados pela EEAGrants e Fundo Azul do CIMA.

Gilberto Alkimin partilha que “esta foi a minha primeira participação na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, acredita ter sido uma experiência valiosa poder estar ao lado e dialogar com pessoas dos diferentes setores, académico, político, societal e industrial que estiveram presentes e em prol da qualidade ambiental, da saúde dos Oceanos e tudo aquilo que lhes cercam.”

Ana Matias afirma que “no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, foi feita representação do CIMA no stand do Laboratório Associado ARNET, onde esta representação consistiu na explicação e demonstração de alguns trabalhos que o CIMA desenvolve sob as suas várias Linhas Temáticas ARNET. Os projetos foram apresentados informalmente, não só aos participantes do evento, mas também aos colegas ARNET com quem foi partilhado o stand. Esta participação teve também como resultado, o reavivar e estreitar de laços entre membros dos diferentes polos do laboratório associado, que podem ser a semente para trabalhos futuros.”

A Coordenadora Cientifica da Partnership for Observation of the Global Ocean (POGO), Lilian Krug do CIMA, atendeu à Conferencia dos Oceanos das Nações Unidas em Lisboa e participou ativamente em eventos paralelos relacionados a capacitação de pessoal (capacity development), apresentando nos seguintes eventos paralelos virtuais: Developing the capacity we need for the ocean we want (29 Junho 2022) e Marine Africa: The role in excellence in capacity building to increase globally ocean health and quality of life (30 Junho 2022).

Related Articles