O CIMA, o IPMA e o CCMAR estão a reunir recursos para a monitorização a longo prazo da circulação da água ao longo da costa sul do Algarve, em Portugal.

Coastal Circulation

 

Figura 1. Localização das estações de monitorização (Alv: Alvor; Qua: Quarteira; Braço: Armona; Tav: Tavira; Cac: Cacela).

Os dados de corrente e de temperatura foram coletados desde 2008, utilizando-se ADCPs (Acoustic Doppler Current Profilers), fundeados por períodos de ~ 3 meses em vários locais, a 20 m de profundidade ao longo da costa (Figura 1).

A monitorização é realizada prioritariamente na Estação de Armona, que é o local com o maior número de fundeamentos. As implantações nas outras estações são mais esporádicas, dependentes de restrições técnicas e disponibilidade dos instrumentos. A cobertura das séries temporais em cada estação é indicada na Figura 2.

 

Coastal Circulation 1


Figura 2. Séries temporais registadas em cada estação.

Um dos principais objetivos é estudar a alternância das correntes de orientação leste-oeste, que caraterizam a circulação da água ao longo da costa. A identificação dos mecanismos que impulsionam as correntes para oeste são de particular interesse, aquecendo ocasionalmente as águas costeiras no verão (Figura 3).

 

Coastal Circulation 2


Figura 3. Exemplo de séries temporais das correntes ao longo da costa (superior) e de temperatura (abaixo) recolhidas nas estações de Armona (vermelho) e Tavira (azul) em Abril-Julho de 2014. Os períodos de correntes para oeste (caixas cinzentas) estão associados a um forte aumento na temperatura da água.

Coordenadores:

Prof. Paulo Relvas (CCMAR), Dr. Erwan Garel (CIMA) e Dra. Teresa Drago (IPMA)

Para acesso aos dados ou mais informações, por favor contacte o Dr. Erwan Garel (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Reconhecimentos

O apoio da Tunipex tem sido essencial para a manutenção da série temporal na Estação de Armona e é reconhecido com gratidão. Os agradecimentos são estendidos à Capitania de Portimão, U-Diving e L. Juniór por assistência durante as operações de fundeamento e recuperação.

Publicações relacionadas:

  • Garel, E., Laiz, I., Drago, T., & Relvas, P. (2016). Characterisation of coastal counter-currents on the inner shelf of the Gulf of Cadiz. Journal of Marine Systems, 155, 19–34. https://doi.org/10.1016/j.jmarsys.2015.11.001

  • de Oliveira Júnior, L., Garel, E., Drago, T., Relvas, P. (2017), Coastal counter-currents setup patterns in the Gulf of Cadiz: an indication of their forcing factors. Presented in 2017 AGU Fall Meeting, New Orleans, LA, 13 December.