Realizou-se, na Universidade do Algarve, a Conferência Internacional “Desenvolvimento Sustentável do Oceano: Uma Utopia Útil”, que pretendeu homenagear o Professor Mário Ruivo, um grande biólogo, oceanógrafo, humanista, democrata e de um ímpar defensor do oceano.

Recordou-se o seu legado e pretendeu-se projetar o seu pensamento para o futuro, suscitando um relevante debate em torno dos temas mais atuais das ciências do mar. É o resultado desse debate que figura agora em livro e que teremos em breve o prazer de disponibiliza-lo em anexo.

Esperamos com esta obra contribuir para a reflexão necessária em torno do desenvolvimento sustentável do oceano e, desta forma, continuar a homenagear o Professor Mário Ruivo.