RN IV: Avaliação de riscos e tecnologias para um ambiente em mudança

O RN IV aborda as relações entre a qualidade dos ambientes terrestres e marinhos e a sua relação com o bem-estar humano, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias verdes compatíveis com a preservação do ambiente. Este núcleo está estruturado em 4 tarefas principais:

  • Stressors – antigas e novas ameaças:

Análise dos efeitos de poluentes perigosos (tradicionais e emergentes) em diferentes níveis da organização biológica genes, proteínas, tecidos e ecossistemas) e potencial transmissão população humana.

  • Bio marcadores e índices biológicos

Desenvolver biomarcadores de stress e índices biológicos para serem usados por gestores ambientais na avaliação dos níveis de risco e impactos ambientais, que permitam o desenvolvimento de procedimentos alternativos de avaliação de risco.

  • Causas para a proliferação de algas

Definição das causas físico-químicas que levam ao surgimento e proliferação de algas potenciadores de gerar riscos para a saúde humana em zonas costeiras e de

  • Tecnologia para produção de energia

Desenvolvimento de novas tecnologias de extração e produção de energia tais como o potencial uso de tecnologias marinhas, eólica ou a produção de biocombustíveis a partir de plantas indígenas do Mediterrâneo (ex. alfarroba).

Este RN é coordenado por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..