RN II: Gestão de sistemas e atividades integradoras

O RN II tem por objetivo proporcionar conhecimento científico integrado ao utilizador final, tais como decisores políticos e decisores a nível local, nacional e ao nível da União Europeia, focando-se na zona costeira e na componente marinha do sistema terrestre. Este nodo está estruturado em 3 tarefas principais:

  • Da abordagem ao Ecossistema à gestão estuarina e costeira:

Especificar as relações complexas dos ecossistemas estuarinos, nomeadamente fatores ecológicos, sociais e económicos, cujo conhecimento é fundamental para o delineamento e implementação de políticas de gestão que visem a sua restauração natural.

  • Previsão e mitigação de eventos catastróficos:

Modelos de previsão de áreas espaciais localizadas em sistemas estuarinos e marinhos que se encontrem sob ameaça de eventos catastróficos e perdas associadas, bem como elaboração de propostas de mitigação em colaboração com a sociedade.

  • Construir uma interface entre a ciência e a gestão dos sistemas costeiros conjugando a vertente ecológica e socioeconómica:

Abordagem integrada (intersectorial, intergovernamental, espacial, científica e internacional) para a implementação de um sistema de gestão integrado baseado numa governação eficiente.

Este RN é coordenado por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.