Escolas de verão

1ª EDIÇÃO DO CURSO DE VERÃO "Ocean Colour Summer School" (OCSS) 2020

O CIMA acolhe o “Ocean Colour Summer School” (OCSS) 2020 - Integrado na “Escola de Verão” da Universidade do Algarve, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e com o apoio da Portugal Space. A OCSS foca a temática da extração e utilização de dados de satélite, para estudar fenómenos e processos que ocorrem nas águas oceânicas, costeiras e interiores, e integra-se no âmbito das prioridades definidas na Estratégia Nacional para o Espaço. A Escola de Verão inclui uma componente de formação letiva e outra de investigação. O programa de formação contou com professores e investigadores das Universidades do Algarve, Lisboa, Aveiro, Évora, Açores e do Porto, e também do Instituto Hidrográfico (IH), do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e da Sagremarisco Lda. Este programa abrange as componentes teórica e prática, com realização de saída de campo para recolha de dados radiométricos e amostras de água necessárias para a validação de sensores da cor do oceano. Na componente de investigação breves trabalhos de investigação são desenvolvidos tanto nas instalações da Universidade do Algarve, como nas instituições parceiras.

2ª EDIÇÃO DA ESCOLA INTERNACIONAL DE VERÃO SOBRE PROCESSOS COSTEIROS
2ª Edição da Escola Internacional de Verão sobre Processos Costeiros: "Construindo conhecimento sobre Processos Costeiros: Princípios e Técnicas", 19-21 na Universidade do Algarve.
A Escola de Verão (Coast Tools) concentra-se nos princípios e nas técnicas para compreender e explorar o dinamismo dos sistemas costeiros. A segunda edição do Coast Tools explorará holisticamente a morfodinâmica da praia e das dunas, com ênfase especial na componente eólica deste complexo sistema.

Escolas de verão recentes organizadas pelo CIMA:

1ª  EDIÇÃO DA ESCOLA INTERNACIONAL DE VERÃO SOBRE PROCESSOS COSTEIROS
A Escola de Verão Coast Tools teve a sua primeira edição em 2015, com a periodicidade de 2 anos. Coast Tools tem o objetivo de fornecer aos jovens cientistas, focados em ciências marinhas e processos costeiros, os princípios e as técnicas que lhes permitirão explorar a dinâmica de sistemas costeiros complexos. Os participantes adquirirão competências para definir a dinâmica morfosedimentar de costas arenosas com base em ferramentas como levantamento de dados de campo, observações e modelação numérica. O Coast Tools criará oportunidades para que os participantes construam a sua própria rede de networking para futuro desenvolvimento de carreira.
TECNOLOGIA OCEÂNICA
O CIMA organiza a Escola de Verão em Tecnologia Oceânica. Esta escola de verão é organizada todos os anos e destina-se a fornecer uma visão integrada de ferramentas teóricas, numéricas e experimentais relacionadas com diferentes áreas e aplicações da tecnologia oceânica, tais como instrumentação, técnicas de observação, modelação de processos costeiros, propagação de som subaquático, processamento de sinal, mapeamento do fundo do oceano e robótica. A escola inclui, como componente fundamental um dia de trabalho no mar.