Aníbal, J. (2020). Brainstorming, sondagens e estórias. In: Jesus, S. (Ed.), Inovação e partilha pedagógica na UAlg. Faro: Universidade do Algarve Editora, Chapter 7, pp 49-51, ISBN 978-989-8859-96-9

Aníbal, J.

Inovação e partilha pedagógica na UAlg

Estratégias promotoras de aprendizagem ativa são uma caixa de ferramentas com uma ampla gama de aplicações e graus de complexidade. Algumas exigem mudanças profundas na estrutura do currículo e métodos de aprendizagem (e.g. “problem based learning” ou “flipped classroom”), outras são técnicas simples que levam apenas alguns minutos para serem preparadas e implementadas. Do último grupo, três estratégias de aprendizagem ativas podem ser facilmente executadas em praticamente todas as unidades curriculares, de qualquer curso de ensino superior: brainstorming, sondagens e estórias. Os objetivos dessas estratégias de aprendizagem são "acordar" os estudantes, integrá-los na sala de aula e fazê-los participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

https://www.ualg.pt/sites/ualg.pt/files/gcp/livro_inovacao_partilha_pedagogica_na_ualg.pdf

EasyCookieInfo

O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt (+ info)
Image
Image
Image
Image
O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt
Image