ECORD -  Consórcio Europeu em Investigação Oceânica

(newsletter 27) (newsletter 28)

O ECORD, o Consórcio Europeu de Pesquisa Oceânica, é uma estrutura de gestão com 17 membros (15 países europeus, Canadá e Israel) para investigação científica do Oceano profundo, como parte do Programa Internacional de Descoberta Oceânica (IODP) "Explorando a Terra sob o mar" e Anteriormente o Programa Integrado de Perfuração Oceânica - IODP de 2003 a 2013.

A ciência no IODP envolve uma ampla gama de questões fundamentais e aplicadas para a sociedade, como mudanças climáticas e oceânicas, biodiversidade e origem da vida, a Terra em movimento, incluindo o estudo dos processos sísmicos e a estrutura e dinâmica da Terra em relação ao seu Ambiente de superfície.

Portugal é um dos 15 países europeus que participam no consórcio, permitindo aos investigadores portugueses participarem em expedições do IODP em todo o mundo, bem como ter acesso a quilómetros de sedimentos armazenados no repositório central do IODP.

A representação portuguesa nesta organização internacional é assegurada da seguinte forma:

- No Conselho ECORD, por:

  • Luís Menezes Pinheiro - Universidade de Aveiro
  • Rita Carvalho - Gabinete Oceano da FCT Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- na ECORD Science Support and Advisory Board (ESSAC), através de:

  • Antje Voelker - Instituto Português para a Mar e a Atmosfera (IPMA)
  • Cristina Veiga-Pires - Universidade do Algarve, CIMAEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As atividades da ECORD incluem não só expedições para investigar os fundos oceânicos, mas também os "Distinguished Lecturers" ou palestrantes de mérito, oportunidades para professores das escolas participarem nas missões no Mar ou na "Escola de Pedras/School of Rocks" e várias outras oportunidades de subsídios.

Reunião da ESSAC - Algarve 2016

Links:

http://www.ecord.org/about-ecord/about-us/ 

http://www.iodp.org/about-iodp/iodp-science-plan-2013-2023