RN III: Processos geológicos multi-escala através da margem continental

RN III aborda os processos geológicos a escalas temporais que variam de segundos (ou inferior) a milhões de anos, e a escalas espaciais que variam do tamanho de grão a bacias oceânicas. Este núcleo está estruturado em 3 tarefas principais:

  • Morfodinâmica Marinha e Costeira:

Transporte sedimentar na plataforma interna e áreas costeiras, incluindo o que ocorre durante eventos de alta energia (ex. tempestades, galgamentos oceânicos, inundações), com enfoco na caracterização morfodinâmica e na mitigação ao risco com recurso ao desenvolvimento de sistemas de alerta.

  • Impactos, registos e modelos de variação do nível do mar:

Estimativa das variações do nível do mar do passado (Holocénico) e do futuro no Sul da Península Ibérica, com base na evolução morfodinâmica das margens e áreas de transição, a escalas temporais que variam entre centenas a milhares de anos.

  • Análise de Bacias sedimentares

Estudo dos processos geológicos a larga escala relacionados com a evolução sedimentar das bacias e sub-bacias usando várias abordagens (ex. palinologia, maturação térmica, biomarcadores), incluindo a caracterização do substrato rochoso e potencial de armazenamento de reservas de hidrocarbonetos.

Este RN é coordenado por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..