Environmental systems and resources

Sistemas e recursos ambientais

  • alterações climáticas

O CIMA contribui para o conhecimento da variabilidade climática interpretando os arquivos sedimentares (lagunares, eólicos, costeiros, estuarinos, marinhos).

Avalia o efeito do aquecimento global em diferentes ambientes (oceanos, ambientes eólicos costeiros, ambientes cársicos, e redes tróficas microbianas).

Modela o reajuste sedimentar das zonas lagunares e estuarinas face à subida do nível do mar e avalia o impacto das alterações ambientais sobre as comunidades costeiras.

  • Ecotoxicologia no Mar Profundo

O CIMA tem um laboratório de referência em ecotoxicologia de fontes hidrotermais e avalia os potenciais riscos ecotoxicológicos da mineração no mar profundo.

Realiza experiências de simulação de exposição a compostos tóxicos em laboratório e no mar profundo sob condições de alta pressão e baixa temperatura

  • Qualidade Ambiental e remediação

O CIMA estuda o efeito de fármacos em organismos chave do meio marinho e suas consequências para a saúde humana e o risco ambiental associado a substâncias perigosas tradicionais (ex. pesticidas, metais) e emergentes (microplásticos, nanopartículas) em ecossistemas aquáticos.

O CIMA investiga a utilização de produtores primários (e.g. macroalgas verdes) como biorremediadores para diminuir a carga inorgânica de nutrientes em efluentes da indústria alimentar (e.g. aquaculturas).

Analisa a qualidade química, microbiológica e sensorial dos produtos da pesca e aquicultura e dos respetivos produtos processados industrialmente.

  • Energia & Recursos

O CIMA desenvolve investigação para a viabilização de biorrefinarias integradas e sustentáveis de recursos biológicos marinhos e resíduos industriais.

O CIMA desenvolve métodos e ferramentas que permitem a quantificação dos recursos energéticos marinhos e estuda os efeitos de extração de energia nos ecossistemas marinhos com recurso a protótipos à escala real.