Sónia Cristina recebeu o Prémio Extraordinário em Ciências

A Doutora Sónia Cristina recebeu o Prémio Extraordinário em Ciências no passado dia 02/10/2017 numa cerimónia no Campus de Algeciras da Universidade de Cádis. A tese de Doutoramento da Sónia ganhou o segundo prémio para a melhor tese do ano pela Universidade de Cádis.

A Sónia defendeu o seu Doutoramento Erasmus Mundus em Gestão Marinha e Costeira (MACOMA) em 2016, com uma tese intitulada "Optical Properties of the Ocean and Coastal Waters in the Southwest Coast of Portugal Using Satellite Ocean Colour Remote Sensing Data". Foi bolseira da Fundação Ciência e Tecnologia, Portugal.

A Sónia, natural de Montenegro, Faro, foi uma das primeiras estudantes da Licenciatura de Oceanografia na UAg. Também fez o mestrado  Erasmus Mundus em Gestão da Água e da Costa (WACOMA). Ela tem participado em 5 projectos financiados pela União Europeia dos quais destacam-se o DEVOTES (7PQ)  e o AQUASPACE (H2020) e 2 projectos financiados pela Agência Espacial Europeia (ESA) como o Technical Assistance for the Validation of MERIS marine products at Portuguese oceanic and coastal site e o MERIS 4th Reprocessing. Também ganhou um prémio no âmbito do projeto DEVOTES como Doutorando que mais publicou ao longo do projecto. A Sónia e primeira autora de  5 artigos em revistas internacionais, e ainda co-autora de 9 artigos e já tem 205 citações. Sua investigação captou a atenção da ESA que a convidou para liderar uma sessão de um workshop recente em Cork, Irlanda.