NOTÍCIAS

O Livro " The First Global Integrated Marine Assessment"  Editado pelas Nações Unidas está disponível em: (HTTPS://DO.ORG/10.1017/9781108186148)
Com o ativo contributo da CIMA, este livro é o resultado do primeiro ciclo do Processo Ordinário das Nações Unidas para Relatórios Globais e Avaliação do Estado do Meio Marinho, incluindo Aspectos Socioeconômicos. A Avaliação fornece bases vitais e fundamentadas para a consideração das questões oceânicas, incluindo as mudanças climáticas, pelos governos, agências intergovernamentais, agências não governamentais e todas as outras partes interessadas e decisores políticos envolvidos nos assuntos oceânicos.
CIMA Inicia Exploração dos Oceanos com Recurso a Veículos Submarinos Autónomos (AUV)
O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) adquiriu recentemente um veículo submarino Autónomo (AUV) no âmbito do projeto OCASO financiado pelo programa INTERREG-POCTEP, tornando-se na única entidade do Sul de Portugal a operar este tipo de tecnologia. Os Investigadores Flávio Martins e João Janeiro deslocaram-se esta semana à cidade do Porto para receber um curso de formação de três dias na utilização deste tipo de equipamento. O AUV será utilizado no âmbito do projeto OCASO para recolher de forma rotineira variáveis oceanográficas na Costa do Algarve, ganhando o CIMA capacidade para intervir em diversos tipos de outras missões, tanto na zona costeira como em estuários.